Estrela Píer - Kamila Denlescki

Título original: Estrela Píer – O tempo, a chuva, o outro
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 231
Ano: 2009
Avaliação: ☻☻☺☺☺
Sinopse do SKOOB
Estrela Píer é um livro que eu não sei dizer se me surpreendeu ou se me decepcionou. Mas, talvez, ao final desta resenha, eu consiga descobrir.

Lucia Píer Eli é bibliotecária do colégio Santa Rosa, em São Paulo. Tem uma vida monótona, sem muitos amigos e viciada em livros clássicos. Então, não poderia ter emprego melhor, ainda mais naquela biblioteca que quase ninguém visitava. Acostumada com a sua vidinha parada, Lucia achava que seria sempre a mesma e que jamais conseguiria encontrar um grande amor.
Os alunos do Colégio Santa Rosa não tinham o costume de ler, então eu lia por eles. Estava interessada no romance de Ceci e Peri quando ouvi o som de dedos impacientes contra a madeira do balcão.
- Eu quero qualquer coisa do Machado. A professora pediu que fizéssemos um trabalho sobre um de seus livros. Me dá o mais fácil, tia. - O mais fácil? - Sei lá, qualquer um. O mais fino, o mais fácil. – o aluno estava conseguindo irritar meus nervos. Marchado, para mim, era coisa série, tão séria quanto uma barra de chocolate sem dono.
Ela vence um concurso e ganha uma viagem para Londres e um jantar com o ator inglês mais cobiçado, Richard Clevehouse. Quando embarca para a terra da rainha e conhece o famoso ator dos sonhos de qualquer adolescente, Lucia descobre segredos que mudarão a sua vida e nada mais voltará a ser como era.

A história vai se desenrolando aos poucos, mas quando descobrimos o que realmente é, tudo parece ficar corrido demais. As coisas vão acontecendo tudo-ao-mesmo-tempo-agora e você fica um pouco perdido no meio de tanta perseguição e confusão. Lucia, no início do livro, se mostra acostumada e conformada com a sua vida naquela biblioteca, naquele colégio, naquela cidade, mas de repente, quando vê a sua vida mudar completamente em um lugar totalmente diferente do seu, ela parece se deslumbrar um pouco e se entrega rapidamente às circunstâncias. Mostra-se submissa e sem o menor controle da situação e da sua própria vida. E desculpem, mas submissão é algo altamente inaceitável para mim! Amar uma pessoa, tudo bem, mas você se anular por ela? Não se preocupar consigo mesmo, mas arriscar a vida pelo outro que mal conhece? Não, não e não!

Como eu disse no início, não sei se o livro me surpreendeu ou decepcionou. Talvez tenha sido os dois. Na verdade, eu me decepcionei com a protagonista, porque nunca espero personagens como a Lucia: fraca, submissa, sem graça. Mas isso não é a primeira vez e tenho consciência de que não será a última. Porém, me surpreendeu pelo “cenário”. Kamila Denlescki criou um cenário de ficção científica para desenvolver toda a história de vida da personagem principal. Bingo! Foi bacana, as respostas que tive ao longo da história foram originais. Pelo menos, para mim.

Maaaas, como nem tudo são flores, alguns pontos ruins me chamaram atenção. Em primeiro lugar: a diagramação. Logo que peguei o livro e o abri, me espantei com o tamanho da fonte e o espaçamento entre as letras e frases. Tudo muito pequeno e colado demais. Eu, que adoro ler antes de dormir, sofri bastante para não desanimar da leitura. Aliás, os meus olhos, coitados. O segundo ponto ruim que destaco é a falta de uma revisão bem atenta, pois é possível encontrar diversos erros de digitação ao longo do livro.

Fora os erros visuais, a história também possui algumas pontas soltas que só se explicaria pelo fato de o livro possuir uma continuação. E pelo epílogo, isso é o que dá a entender realmente. No início do livro, surge um menino misterioso que Lucia nunca tinha visto antes pela escola, pedindo um livro que ela não conhecia, de uma escritora que ela nunca tinha ouvido falar e que possuía o mesmo nome de sua irmã, Lara Píer, um nome não muito comum. Depois de muita confusão e em um momento de diversão no parque com o seu inglês preferido, eis que surge novamente o menino misterioso e “esquece” um livro, que Lucia pega e, mais tarde, quando se prepara para saber sobre o que se trata, encontra um bilhete com o conteúdo bem enigmático. Uau, interessante! Mas onde o mistério começa, ele termina. Não temos as respostas sobre o bilhete e nem as respostas que a própria Lucia buscava, muito menos sobre quem era aquele garoto misterioso, afinal. Isso tudo mais o epílogo (que eu não aconselho a ler se você sofre de curiosidade aguda) só me levam a acreditar ainda mais em uma possível continuação para a história. E se for verdade, estarei pronta para encontrar, finalmente, as respostas que necessito para encaixar todas as peças desse quebra-cabeça chamado Lucia Píer Eli.

Clique AQUI e inscreva-se para ser um dos colaboradores do blog. E participe do Feedback BCC!

3 comentários

  1. Oi Carol!

    Já li algumas opiniões bem divergentes em relação a esse livro, a maioria, não tão boa rs O que é uma pena pois o enredo é bem interessante.
    Uma das coisas mais importantes de um livro é a construção da protagonista e eu também me irrito enormemente com pessoas submissas que não tomam as rédeas da própria vida.
    Mas o que me deixa mais irritada ainda são perguntas sem respostas. Acho que existe um mínimo aceitável quando se tem uma continuação, mas também depende muito. O ideal é que o livro traga todas as respostas principais, e deixe apenas alguns ganchos interessantes para o próximo.
    Imagino que eu não vá gostar tanto dessa leitura como eu imaginava, mas como tenho o livro na estante, qualquer dia o pego pra ler e descubro rs

    Ahh, e notei a nova mudança no lay! Eu já tinha gostado do outro, mas esse ficou lindo também!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que eu sempre quis ler esse livro desde que vi? Só que você acabou de tirar minhas esperanças de gostar dele! KKKKKKKKKKKKKK Eu não sei se eu AMEI isso, porque assim posso comprar outros ou se eu odiei saber que ele não vai me agradar nem um pouco. Nós temos um gosto muito parecido, então eu confio nas suas criticas. Mas sei lá, se um dia eu conseguir comprar, vou ler e tirar minhas próprias conclusões. Veremos! Amei a resenha! Estou apaixonada pelo seu layout e sempre que entro aqui, fico olhando pra ele por tempos. KKK

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  3. Sou a assessora da Kamila.
    Nossa! Me surpreendi com sua resenha.
    Respeito muito sua opinião, mas recebo inúmeros emails todos os dias pedindo pela continuação. A Maioria adorou o livro.

    Mas, nenhum escritor tem como agradar a todos, isso é impossível.

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi