Sereia - Tricia Rayburn

Título original: Siren
Editora: Verus
Ano: 2011
Nº de páginas: 306
Sereia é a melhor opção para pessoas que, assim como eu, estão cansadas de YA books com temáticas de vampiro/lobisomens. Como o próprio nome já diz, esse livro trata sobre os mistérios que envolvem as criaturas do fundo do mar.

Vanessa é medrosa, não liga para garotos e nutre uma enorme admiração por sua irmã, Justine – dona de uma beleza incrível, inteligente e corajosa. Em uma determinada noite, Justine resolve mergulhar e pula de um penhasco. Na manhã seguinte, seu corpo é encontrado sem vida. O caso foi dado como suicídio e pronto. Vanessa e seus pais voltam para Boston, mas ela não está muito convencida com essa história de suicídio e resolve retornar para Winter Harbor, a fim de encontrar Caleb, namorado de Justine, e investigar melhor algumas descobertas dela sobre a irmã. Mas, ao chegar lá, Vanessa só encontra Simon, irmão mais velho de Caleb – que agora está desaparecido. Os dois, então, partem à procura de Caleb, e Vanessa espera encontrar alguma resposta para o que aconteceu com sua irmã, já que, para ela, o sumiço dele pode ter alguma coisa a ver com a morte de Justine.

Enquanto procuram pistas do paradeiro de Caleb, vários acontecimentos inexplicáveis tomam conta de Winter Harbor. Chuvas e mudanças de tempo fora do comum começam a surgir, além de diversas mortes com as mesmas características: as vítimas estão na praia, exibindo um sorriso de orelha a orelha. Agora, além das respostas que buscam, Vanessa e Simon terão que encontrar uma forma de salvar Winter Harbor.

Sereia possui uma história viciante, que só te faz desgrudar na última página, desejando o próximo volume. A temática original foi o que mais me encantou no livro. Nunca havia lido nada sobre sereias. A autora foi muito feliz ao escolher esse assunto, pois, além de ser algo pouco abordado nos livros de mesmo gênero, as sereias são seres muito antigos e que causam enorme fascínio e curiosidade.

Se o livro possui um ponto negativo, o que posso destacar é o seguimento da narrativa. Em alguns momentos, fiquei um pouco confusa com alguns acontecimentos, que ficaram sem muitas explicações. Muitas vezes, em meio às descobertas dos personagens, eu ainda estava tentando entender tudo o que estava acontecendo, enquanto os mesmos já tinham decifrado aquilo e já estavam partindo para a próxima, digamos assim. Diversas coisas eu só fui entender o que era, pois a personagem dizia, mas eu mesma, ainda não tinha compreendido totalmente. Isso também se deve ao fato de que os capítulos vão se desenvolvendo com base em algum “mistério” e quando alcançam o clímax, eles chegam ao fim, e no próximo, já parte para outro acontecimento. Para mim, isso foi a única coisa que a autora pecou, mas nada que estrague a magia da história e te faça querer desistir da leitura.

Sereia faz parte de uma trilogia, cujos seguintes volumes receberam os nomes de Encanto e Profundezas, respectivamente.

2 comentários

  1. Já li esse livro a muito tempo, e confesso que não me lembro da narrativo como você falou, mas me lembro de ter gostado bastante da história, só fiquei triste pelo fato de que o título conta um baita spoiler, pois acho que o tema sereias a gente só descobre do meio para o final. Seria legal um suspense maior, além do que eles já estavam atrás.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, concordo muito com você em relação ao título. Um suspense quanto a isso deixaria o livro muito mais interessante do que já é.

      Beijos

      Excluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi