Criança 44 - Tom Rob Smith

Título original: Child 44
Editora: Record
Ano: 2008
Nº de páginas: 416
Eu amo livros de suspense, principalmente, policial. E Criança 44, com uma sinopse convidativa e essa capa maravilhosa, não poderia ter outro destino a não ser a minha estante.

O livro, ambientado em uma Rússia Stalinista, de 1953, começa nos apresentando uma morte misteriosa. Um garoto foi encontrado sem vida nos trilhos de um trem. A família está convencida de que se trata de um assassinato. Liev Demidov – agente da MGB, Segurança do Estado – é designado por seus superiores para convencê-los de que tudo não passou de um acidente, uma fatalidade.

Logo depois, um suspeito, depois de dois dias sendo torturado, entrega uma lista com nomes de alguns que poderiam ser espiões. Entre os nomes, está o de Raíssa, esposa de Liev. Ele, então, terá que investiga-la e decidir se ela é culpada ou não.

Com tudo isso, Liev começa a refletir sobre a forma como o Governo age, e é a partir daí, que ele começa a desconfiar e se incomodar com injustiças que, muitas vezes, ele próprio cometeu. Decidido a descobrir o que aconteceu realmente com o menino encontrado nos trilhos e tentar salvar sua esposa, ele começa uma longa investigação.

Uma série de outras mortes começa a surgir e todas com as mesmas características: as crianças tinham seus pés amarrados, terra dentro da boca e seus órgãos extraídos à força. Com isso, Liev se dá conta de que está lidando com um serial killer e que o Governo não está dando a mínima. Pelo contrário, faz de tudo para varrer para debaixo do tapete, afinal, acobertar e “inventar” acidentes, é mais fácil do que investigar e admitir que crimes estejam acontecendo no país.

A narrativa de Tom Rob Smith é ótima. Em algumas partes do livro, você sente a leitura um pouco arrastada, mas o autor soube colocar tudo na medida certa, pois logo depois você se depara com cenas fortes e descrições impactantes. A partir do momento em que comecei a tomar conhecimento de algumas evidências e fui tirando minhas próprias conclusões sobre o assassino, é que livro ficou cada vez mais interessante e não conseguia interromper a leitura.

Criança 44 faz parte de uma trilogia. O segundo volume já foi lançado aqui e se chama O Discurso Secreto – que, em breve, terá resenha.

5 comentários

  1. Olá! Leitora nova do blog :)
    Eu nunca tinha ouvido falar de "Criança 44" até ler a sua resenha. Parece ser um ótimo livro, principalmente pra pessoas que AMAM livros policiais, como eu. Assim que tiver oportunidade, vou lê-lo.
    xx, Ann
    http://bookaholicdiarys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Annidy! Bem vinda ao blog!
      Se você realmente gosta desse gênero, garanto que não se arrependerá de ler este livro!

      Beijos

      Excluir
  2. Carol, vou confessar que não estou acostumada a ler livros de suspense, mas fiquei interessada pela premissa deste livro. Por que não arriscar em um gênero novo, não é mesmo?!

    Beijão,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol!
      Eu sou suspeita para falar, pois amo livros deste gênero, mas acho que vale a pena você dar uma chance para este livro. Realmente, é muito bom!

      Beijos

      Excluir
  3. Oii, não sou muito fã de livros policiais, mas o suspense contido sempre me interessa!
    Esse ainda não conhecia.
    Beeeijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi