@mor - Daniel Glattauer

Título original: Gut Gegen Nordwind
Editora: Suma de Letras
Ano: 2012
Nº de páginas: 184
Avaliação: ☻☻☻☻☻
Sinopse do SKOOB
Já imaginou surgir, através de um e-mail mandado por engano, um sentimento tão forte e incontrolável entre duas pessoas que nunca se viram? Em @mor, a história é iniciada exatamente assim: através de uma troca de e-mails. Mais especificamente, um e-mail enviado para o endereço errado por uma simples questão de ortografia totalmente esclarecida pelo autor em nota no rodapé do livro.

Após três tentativas de cancelar sua assinatura com a revista Like, Emmi Rothner recebe a resposta – altamente sarcástica – de Leo Leike, dizendo que ela havia enviado a mensagem para ele e não para a revista. Depois, eles iniciam trocas de e-mails durante todo o ano.

Leo, um “psicólogo da linguagem” como ele mesmo diz e ainda abalado pelo fim de seu último relacionamento, é caracterizado pela ironia em suas palavras, sem ser negativo. A sua ironia é algo totalmente positivo, é o que dá graça ao livro, o que nos conquista desde o primeiro contato entre os dois.

Emmi, casada e mãe dos dois filhos de seu marido, também possui um ar irônico, mas nada comparado ao seu companheiro de internet. Ela parece estar sempre querendo mostrar a ele que é bem resolvida, que sua vida e casamento são perfeitos, mas sempre há uma ponte que separa o que se quer mostrar do que realmente é.
Sei que tenho a língua afiada. Mas somente por escrito. E apenas quando estou insegura. Leo, você me deixa insegura. Somente uma coisa é certa: sim, eu quero que você continue me escrevendo e-mails, se você não se importa. Se isso não foi claro o bastante, então lá vai: SIM, EU QUERO!!!!!! E-MAILS DO LEO! E-MAILS DO LEO! E-MAILS DO LEO. POR FAVOR! EU ESTOU VICIADA NOS E-MAILS DO LEO!
O livro é inteiramente escrito através de e-mails trocados e os diálogos entre Leo e Emmi vão progredindo a cada dia, fazendo com que eles criem e alimentem a fantasia de se relacionar com uma pessoa desconhecida “fisicamente” e se tornar tão dependente dela. O que eu achei que aconteceu até rápido demais com Emmi, uma pessoa que diz ter um casamento tão perfeito e estável.

Eu adorei a narrativa do Daniel e a forma como ele decidiu escrever o livro. Achei que fosse ficar meio perdida lendo os e-mails, mas isso não aconteceu, pois o autor definiu muito bem seus personagens, com características e maneira de escrever únicas. Depois que essas características se tornam perceptivas, é possível identificar o autor do e-mail através de suas frases antes mesmo de chegar ao final e ver quem assinou aquela mensagem. Eu me envolvi bastante na história dos dois e adorei o rumo que a história foi tomando. Por isso, só posso dizer que preciso MUITO da continuação desse livro.

7 comentários

  1. Oi Carol!
    Eu também amei o livro e a escrita de Daniel, aquele CONTINUA no final me deixou maluca pela continuação, hehehe

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol,
    Eu simplesmente AMEI esse livro. Lembro ainda hoje da sensação que tive ao lê-lo próximo ao meio do ano passado.
    Me envolvi demais no relacionamento incomum dos dois. A gente fica tão viciado nos e-mails entre ambos, quanto eles mesmos. Então acaba sendo fácil entender o porquê de tamanha dependência. A Emmi e o Leo são almas gêmeas tortuosas hehe
    A narrativa do autor é maravilhosa mesmo e o casal se tornou o meu queridinho do ano passado, apesar da minha raiva em relação a Emmi durante boa parte do livro.
    Eu nem sou tão fã assim de narrativas epistolares contemporâneas, mas em relação ao Glattauer, abro todas as exceções.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Caroline,

    Talvez tenha ocorrido demais porque a mulher estava tentando se convencer que seu casamente era perfeito! rs

    Olha eu metendo a colher! Nem li o livro ainda!

    Pensar que eu ia comprar este livro na última compra e desisti. Agora que o quero! É sempre assim... rs

    Abraços

    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Nossa eu amei este livro, é tão diferente de tudo que já li. Eu me envoli completamente com o casal e sempre ficava esperando mais dos e-mails deles.
    Espero que seja lançado logo o próximo, pois quase tive um treco quando terminei.
    Acho que todo mundo que lei @mor precisa MUITO da continuação.
    Beijos,
    Katielle.
    http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu já li várias resenhas sobre esse livro e desde então ele está na minha wishlist, esperando pelo dia que vou comprá-lo e o que eu posso dizer para ele? Que tenho dó da espera, porém que vou lê-lo um dia. Alias, eu tenho uma fanfic parecida com a história descrita no livro. Isso de errar o email é realmente muito comum, eu mesma já fiz isso algumas vezes, mas não achei minha alma gêmea do outro lado da tela. KKKKKKKK Enfim, amei a resenha aqui Carol *-*

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  6. Eu não li o livro, quero muito ler. Achei a história interessante mas um pouco fantasiosa, pelo menos para mim. Amar alguém só por email? Difícil, mas na fantasia vale tudo.

    ResponderExcluir
  7. meu livro chegou, lindo !!

    agora é arranjar um tempo pra começar a ler,:)

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi