A filha da minha mãe e eu - Maria Fernanda Guerreiro

Título original: A filha da minha mãe e eu
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Nº de páginas: 272
Avaliação: ☻☻☻☻☺
Sinopse do SKOOB
Quando adquiri esse livro, tive que escolher entre ele e Branca de Neve e o Caçador e depois de lê-lo, tive a certeza de que havia feito a escolha certa. A filha da minha mãe e eu é um livro completo, emocionante, tocante. Um livro que vai muito além da última página, pois apesar de terminá-lo, você ainda ficará muito tempo refletindo sobre a história de Helena e Mariana.

Maria Fernanda Guerreiro nos apresenta uma família um tanto delicada, mas apesar de alguns desentendimentos, se mantém, de alguma forma, unida. É Mariana quem nos conta a história de sua família. O livro começa com ela descobrindo que está grávida e isso a faz refletir sobre sua vida. Assim, ela começa contando toda a sua relação com sua mãe, Helena, desde os seus cinco anos de idade.
Quando vi as duas listras azuis no teste de gravidez, tive uma certeza: preciso me sentir filha antes de me tornar mãe. Porque uma parte da minha alegria era inventada e, a outra, não era minha.
Para Mariana, a sua mãe ama somente seu irmão, Guga, pois toda a atenção é voltada para ele e quando eles brigam, não importa se ela não tem culpa, os dois são punidos. Isso faz com que Mariana se apegue cada vez mais ao seu pai, Tito, o que acaba gerando ciúme em sua mãe.
Naquela tarde, descobri que não são os fatos, mas suas interpretações que fazem as pessoas sofrerem.
- Olha aqui, Mariana, presta atenção porque vou falar uma só vez: quem tem que dar o último beijo no seu pai sou eu e não você! Eu sou a esposa dele! Você é a filha. Ponha-se no seu lugar, você está me entendendo?
Foi Tito quem ensinou, auxiliou e amparou Mariana na maioria das vezes. Foi para ele que ela contou quando menstruou pela primeira vez e ele comprou seu primeiro absorvente. Foi ele quem lhe ensinou a ver as horas. E quem a confortou diversas noites antes de dormir quando ela se queixava da falta de amor por parte de sua mãe. Tito é o pai exemplar, aquele que está sempre ao lado de seus filhos, estejam certos ou errados, felizes ou tristes e eles o reconhecem por isso, principalmente, Mariana.
Ainda não sabia ver as horas, mas, naquele momento, olhando para o relógio, percebi que os minutos realmente não paravam nunca.
- O que foi, Nana? É brincadeira do papai...
- Está doendo alguma coisa? – perguntou minha mãe quase sem paciência.
- Está doendo aqui – e apontei para o coração enquanto continuava entre soluços. – Se os minutos não param como você disse, então está cada vez mais perto da hora que você vai morrer – e, nessa hora, abracei o pescoço do meu pai o mais forte que pude.
Helena ama seus dois filhos da mesma maneira, apesar de seu tratamento ser diferenciado. Ao longo do livro, vamos entendendo o porquê das atitudes de Helena e percebemos que, mesmo de um jeito torto, ela só quer a felicidade de seus filhos. Para mim, o problema de Helena é não saber lidar com os problemas dos filhos. Quando Mariana lhe conta que apanhou da professora, por exemplo, ela fica transtornada, pega no braço da filha e começa a gritar dizendo que ela deveria ter revidado, para nunca mais deixar ninguém fazer isso e que se acontecesse de novo e a filha não lhe contasse, ela é quem iria lhe bater. Vendo essa cena, Guga começa a chorar e Helena vai abraçá-lo e confortá-lo como se ele é quem tivesse apanhado.

Quando o amor não é capaz de nos unir, a dor acaba nos obrigando. E é assim que acompanhamos o desenrolar da história e a aproximação de mãe e filha. Encontros e desencontros, tristezas, superações, união, separação, vício, revelações, carinho, amizade, companheirismo e, acima de tudo, amor. Tudo isso preenche A filha da minha mãe e eu e nos dá uma história linda, emocionante e muito comovente.
Mesmo sem conseguir ver seu rosto, pude sentir que, naquele instante, nascia na minha mãe o maior sorriso do mundo. Um sorriso que eu nunca veria, mas que eu tinha certeza que existia.
Exatamente como seu amor por mim. E, o meu, por ela.

7 comentários

  1. Oiiie...
    Estou com esse livro aqui e ainda não peguei para ler. Mas logo eu pego, deve ser lindo mesmo, creio que eu vá chorar na leitura kkkk'
    Bela resenha
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Oii Carol!!
    Que bela resenha, esse livro não tinha me chamado muito a atenção, mas depois da tua resenha, acredito que ele deve ter uma história muito bonita e interessante.
    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Estava com uma impressão positiva desse livro e a sua resenha apenas a reforçou. Uma história aparentemente simples que fala sobre sentimentos familiares de uma forma que consegue tocar o leitor e prender a sua atenção. Fiquei triste e ao mesmo tempo curiosa ao tomar conhecimento dessas breves passagens do livro. Imagino que em alguns momentos deve provocar uma leve indignação, e espero que a Mariana tenha conseguido se entender com a mãe ao final. Vou ver se adianto um pouco a leitura desse!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu desde que vi ele nos lançamentos estou querendo ler. Quando vou na saraiva, fico com ele na mão. KKKKKKKKKK Eu tenho certeza que a história é incrível só pela sinopse. Vou ver se minha próxima compra eu pego ele :) Adorei a resenha *-*

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    O livro parece ser emocionante, uma verdadeira lição de vida!
    Muita linda a sua resenha *-*
    Beeijos!

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    Estou super cuirosa para ler este livro.
    Parece ser uma história emocionante, me faz pensar em quantas familias são assim.
    Gostei muito da tua resenha.
    Beijos!
    Katielle
    http://leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ai Meu Deus! Eu to chorando só pela resenha!!!!! Não sou grande fã de dramas, mas nossa essa resenha me tocou tão fundo, mas tão fundo que eu não vejo a hora de lê-lo. Estou tentando me recompor aqui mas não consigo, as lágrimas não param de escorrer.
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi