Sombras (Trilogia das Sombras #1) - Jessica Verday

Título original: The Hollow
Editora: Rocco
Ano: 2011
Nº de paginas: 480
Avaliação: ☻☻☺☺☺
Sinopse do SKOOB
Ganhei esse livro em um sorteio do blog Viagem Literária há muito tempo, porém ainda não tinha tido a chance de lê-lo. Não o conhecia, mas quando li a sinopse, fiquei instigada e curiosa para conhecer a história de Abbey. Muitos elogiaram a capa do livro, porém eu não posso fazer o mesmo. Não que eu tenha achado feia, pelo contrário, é muito bonita mesmo. Mas eu, particularmente, não gosto, na maioria das vezes, de capas com rostos ou pessoas de forma clara. A capa é bonita, as cores são lindas e até tem sintonia com a história, só não gosto mesmo é do rosto. Enfim, gosto é gosto.

O livro começa com Abbey despedindo-se de sua melhor amiga, Kristen. Na verdade, o que há naquela cerimônia de despedida é apenas um caixão, não havia corpo algum. Kristen tinha desaparecido e muitos na cidade acreditavam que ela se jogou da ponte e pulou no rio. Abbey tinha certeza que sua melhor amiga jamais faria isso. Aquele lugar era o preferido das duas e haviam feito a promessa de que nunca iriam para lá sem a companhia da outra.

Você não pode fazer um velório se não há um corpo. E ninguém pode ter saído para sempre de sua vida se você não se despediu, se não houve um velório. É simples assim. Aquilo tudo era apenas uma encenação. Cenas das quais participávamos juntos...

Em meio a tanta dor e saudade, aparece Caspian, um garoto que exala beleza, sensibilidade e está sempre ao lado de Abbey para ajudá-la, principalmente quando é para distraí-la e tentar fazê-la adormecer aquela dor tão agonizante. Abbey e Caspian se aproximam cada vez mais e a relação entre eles vai ficando mais forte.

Quando se conhece alguém, naturalmente descobrimos com o tempo coisas sobre essa pessoa, mas esse não é o caso dos dois. O tempo passava e Caspian nunca falava nada da sua vida para Abbey. Ela não tinha nem ao menos um número de telefone para que pudesse ligar e encontrá-lo mais facilmente.

Eu adoro livros de suspense, ainda mais quando é altamente misterioso. Sombras é misterioso e carregado de melancolia. Diveeeeeeersas vezes eu parecia sentir a dor de Abbey, principalmente por vê-la sofrer tanto, passar por tantos problemas, exteriores e interiores, completamente sozinha, sem poder contar nada para ninguém. Senti-me muitas vezes sufocada com as suas tristezas. Mas ela não parecia se abater e foram poucas as vezes em que ela aparecia chorando. Merece o meu total respeito, pois no lugar dela já estaria desabando em lágrimas com metade das coisas que aconteceram com ela.

A história é boa, mas achei que o enredo demorou muito para se desenrolar. Caspian é um mistério desde o início do livro, mistério esse que você só descobre no último capítulo do livro. Entendi que a autora quis deixar a “história” para o segundo livro e que esse é como se fosse apenas uma “apresentação” dos personagens e do que está por vir, mas com isso acabou deixando o livro um pouco sem graça. O foco é a Abbey, suas dores, dúvidas, tristezas e parece que a autora esqueceu os outros personagens, que já não são muitos. No início disse a mim mesma que terminaria de ler, mas que não tinha vontade de ler o segundo volume. Porém, no último capítulo mudei de ideia, não porque o final deu uma reviravolta extraordinária, mas porque aguçou a curiosidade básica do ser humano e me mostrou merecer uma chance de conhecer mais da história.

Para mim, os momentos mais bonitos e fofos, por incrível que pareça, não são os de Abbey com Caspian, mas os flashbacks das melhores amigas e os “encontros” de Abbey e Ben pelo corredor do colégio. Ben é seu colega de classe e foi o único que não mostrou piedade de Abbey, mas demonstrou querer verdadeiramente o seu bem.

Outros personagens bem fofos também são Nikolas e Katy, um casal de idosos que Abbey conheceu em uma de suas visitas ao cemitério. Nikolas estava limpando uma lápide e Abbey ofereceu-lhe ajuda, selando ali o começo de um carinho especial.

Mistério ronda toda a história e personagens, mas quando Abbey descobrir realmente o que está por trás de todas essas novas pessoas que surgiram em sua vida, ela questionará até a sua saúde mental.

TRILOGIA DAS SOMBRAS
1. The Hollow (Sombras)
2. The Haunted (Essências)
3. The Hidden

13 comentários

  1. Otima resenha, não conhecia o livro, mais não entendi o porque vc deu 2 carinhas sendo que a resenha deixa a entender que vc gostou.
    Esse não seria um livro que pegaria para ler.
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi brubs. Dei 2 porque, apesar da história ser boa, a forma como a autora escreveu acabou por estragar um pouco. O desenrolar é muito demorado, o foco somente numa personagem atrapalhou, enfim..fiz uma avaliação geral englobando todas as minhas opções, tanto as boas quanto a ruins e o resultado foi esse. Desculpe se não ficou muito claro. rs

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Carol!!!
    Eu sinceramente também não gostei da capa, e a trama não me chamou a atenção, acho que não leria!!!

    Um beijãoo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol!
    Eu também não gostei muito da capa, mas confesso que a breve sinopse que você fez sobre a história atiçou a minha curiosidade natural haha assim como a resenha que está ótima e muito bem escrita (eu não falo isso para todo mundo), mas gosto da maneira que você escreve as suas resenhas pois sempre aborda vários aspectos e dá de fato, a sua opinião sobre eles.
    Já aconteceu o mesmo comigo, li um livro que achei que não continuaria a série, mas o finalzinho me fez mudar de ideia, então não resisti e fui para o segundo. Aliás, devo dizer que essa frase que você usou para encerrar a resenha ficou ótima e fiquei querendo saber o que acontece!
    Mas fiquei na dúvida em uma coisa, você deu nota 2/5 ao livro? Pela resenha eu diria que senti pelo menos um 3.
    Beijocas!
    Ah, e respondendo ao seu comment lá no blog, não se preocupa que sei muito bem como é essa coisa de falta de tempo, às vezes a gente acaba dando uma sumida mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda! Deixo aqui o meu comentário para a Brubs.

      "Dei 2 porque, apesar da história ser boa, a forma como a autora escreveu acabou por estragar um pouco. O desenrolar é muito demorado, o foco somente numa personagem atrapalhou, enfim..fiz uma avaliação geral englobando todas as minhas opções, tanto as boas quanto a ruins e o resultado foi esse. Desculpe se não ficou muito claro. rs"

      Realmente dei 2 porque o fato de ser demorado e um pouco arrastado, acabou por desvalorizar o livro e mudei de ideia quanto a continuar lendo apenas por curiosidade e não porque tenha melhorado ou tenha tido alguma mudança extraordinária, apenas por ter finalmente descoberto o "ápice" da história e querer agora saber como ela se desenrolará. Mas acredito que mesmo o segundo livro continuará com os mesmos pontos negativos que o primeiro.

      Beijos!

      Excluir
  4. Ahh, falei tanto, que esqueci de comentar do lay. Ficou liiindo, super fofo, amei! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,
    Que lindo está o teu blog.
    Quanto ao livro eu não gostei nenhum pouco da capa... achei sei lá, estranha.
    E a história me parece interessante, mas me cansa saber que um livro demora tanto para desenrolar.
    Um grande bj!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Queria ter essa sorte de ganhar sorteios que nem você haha =)
    uma pena que sua avaliação não foi muito boa.

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ok, a capa realmente é muito feia. Mas ok, vamos deixar isso de lado, não é mesmo?
    Eu não conhecia esse livro, mas realmente a proposta dele parece ser interessante. Mas poxa, precisa de toda essa demora para o enredo desenrolar? Aí cansa. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. A capa é muito linda *-* A história parece ser interessante! Adorei o quote!
    O novo templante do blog está lindão *-* Ameei s2

    Obrigada pela visitinha lá no blog.

    Um beijo.

    Bia - www.escrevendomundos.com

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro livros de suspense e que existem caras misteriosos. Em relação a livros melancólicos, eu até gosto, desde que não seja em exagero, mas como você disse a protagonista é forte né? Acho que compensa. Minha opinião sobre a capa é a mesma que a sua, e achei essa um pouco brega haha'
    Adorei seu blog
    beijinhos
    http://segredodeumundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu também não gostei da capa, fiquei surpresa quando você disse que gostaram, não sei explicar direito o porquê, eu só não gosto. Eu tenho um pouco de vontade de ler esse livro mas eu tendo a absorver demais as emoções dos personagens e com o que você contou eu provavelmente vou ficar meio mau. Mas, vamos ver, se surgir a oportunidade eu leio. A resenha esta ótima :)
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei de sua resenha, sua nota foi baixa, mas sua resenha. no geral, foi positiva. Eu sou preguiçosa para ler enredos que demoram a apresentar a estória. Se algo demora a suceder, fico achando que o autor (a) apenas enrolou para preencher as páginas.

    O que eu não gosto de capas com rostos é pelo simples fato que eu gosto de imaginar como vai ser a personagem. Se a capa já mostra, eu fico desanimada. Como, por exemplo, o Jace do filme. Agora, quando leio Instrumentos Mortais procuro pensar em outro ator para não ficar triste! (Não gostei do ator que colocaram para fazer o filme).

    Abraços

    Gláucia
    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi