Entrevista: Fabiane Ribeiro


Oi, pessoal! Hoje posto uma entrevista com Fabiane Ribeiro, autora de Jogando xadrez com os anjos e Corações em Fase Terminal. Fabiane é muito simpática e atenciosa, todas as vezes que entrei em contato, ela foi mega solícita e sempre se disponibilizou a ajudar sem problemas.
Site: www.fabianeribeiro.com.br
Blog: www.reinoxadrez.blogspot.com
Twitter: @fabiribeirovet

Para começar, quem é Fabiane Ribeiro?
Eu tenho 24 anos e atualmente vivo no estado de São Paulo, onde nasci. Sou graduada Médica Veterinária e completamente apaixonada pelas palavras e pelos animais. Costumo dizer que sou alguém que acredita, acima de tudo, que cada um tem um caminho a trilhar – um caminho que o fará contribuir de alguma forma para o mundo. Então, tento passar algo de bom através de minhas histórias e meus personagens.

Você escreve desde muito nova?
Não. Confesso que comecei a escrever recentemente. Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava no quarto ano de faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os estudos por um tempinho. Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros. Um deles é o romance “Jogando xadrez com os anjos”, minha primeira obra publicada. Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos e se tornou uma profissão.

Li que você já morou em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Algum motivo especial para essas mudanças?
São Paulo foi onde nasci e vivi até os dezoito anos. Depois fui para Minas e Paraná em decorrência dos meus estudos de Veterinária. Sou graduada desde 2011, embora não exerça a profissão.


Você já lançou Jogando xadrez com os anjos e Corações em Fase Terminal. E seu novo livro, A gente ama, a gente sonha, está prestes a ser lançado. O que você pode nos contar sobre ele?
Ele está em revisão. Por enquanto, gostaria de deixá-los com a sinopse, para que conheçam o enredo principal: Uma narrativa futurista, em que a população vê-se cercada de poluição, máquinas e redomas. Por um lado, as classes nobres conseguem proteger-se do céu alaranjado. Em contraposição, aqueles que preenchem as classes média e baixa estão à mercê do Maquinário (governo moderno) e de graves problemas respiratórios. Religião é algo extinto, assim como os sentimentos; árvores frondosas e diversas espécies da fauna são encontradas apenas nos museus naturais. E o que dizer dos sonhos? São controlados por máquinas, assim como tudo mais na sociedade. Nesse cenário, Vanessa, ou melhor, Nenê, encontra uma carta esperançosa de alguém que previa a destruição do seu mundo, mas que acreditava na cura do mesmo. Uma carta escrita há muitos séculos... No ano de 2012. A carta convida-a a repensar suas atitudes e as de seus semelhantes, ao mesmo tempo em que a leva a conhecer um novo mundo: Nenê, pela primeira vez, sonha sem programar a Máquina de Sonhos e, assim, acaba conhecendo um rapaz misterioso durante seu sono. Sem saber seu nome, ou sem ver sua face, Vanessa sabe que o ama e que deve fazer de tudo para encontrá-lo e, assim, resgatar valores perdidos pela humanidade. Em sua trajetória, ela tem que aprender a lidar com assuntos há muito tempo banalizados, como família, morte e amor. Um livro sobre robôs, sonhos, romance e, sobretudo, sobre a reinvenção do ser humano.

Como surgiu as ideias dessas três histórias?
Eu tenho muita dificuldade pra determinar quando e como surge alguma ideia. Tudo vai surgindo aos poucos em minha mente e eu vou anotando, até o dia em que percebo que tenho material suficiente para um livro. Costumo dizer que minha inspiração é a vida. As ideias surgem a partir de tudo ao meu redor, tudo o que já vivi, e tudo o que estava vivendo no momento em que escrevi o livro. Eu apenas começo a escrever um livro quando tenho seu esboço completo, principalmente o final pronto em minha cabeça. É um processo difícil, mas gosto de ter tudo anotado, justamente para não correr o risco de ficar sem ideias durante a escrita.

Em que lugar você se sente mais confortável e à vontade para escrever seus livros?
Gosto de escrever no meu quarto, de preferência durante a madrugada, bem no silêncio e na companhia da minha cachorra, Alícia May. 

Dentre os seus livros, tem algum que você gostou mais de escrever?
Amei escrever cada um deles. Cada um representa uma fase e um momento da minha vida. É impossível escolher.

O que você diria para aqueles que sonham em publicar um livro?
Se você realmente quer entrar no mercado, tenha organização. A diferença do escritor profissional e do amador, é que o profissional deve manter um ritmo de escrita, organizar suas tarefas e cumpri-las. Você é o chefe de si mesmo, então, organizar-se e cumprir metas é fundamental. Outra dica: escreva apenas sua verdade. Mesmo que seu gênero não esteja “na moda”, há leitores para todos os tipos de livros e, com certeza, você encontrará seu público. E, por fim, tenha consciência de que o mercado é competitivo e, inclusive, injusto em alguns momentos, mas com o tempo e com as escolhas certas, a batalha vai se tornando cada vez mais prazerosa e o retorno faz valer a pena cada sacrifício.

Mensagem:
Agradeço a oportunidade e o espaço para divulgar meu trabalho no blog. E quero dizer para todos os leitores: vivam seus sonhos e não deixem nunca de acreditar que a vida nos reserva boas surpresas! E, citando meu próprio livro “Jogando xadrez com os anjos”: “Não há idade para sonhar e, muito menos, para buscar sonhos antigos. Os sonhos nunca morrem”.


Bom, essa foi a primeira entrevista no blog e espero que tenham gostado. Acessem o site e o blog da autora que sempre tem novidades e promoções, além de ser muito lindo. Obrigada à Fabiane por ter sido tão atenciosa comigo sempre que precisei.

7 comentários

  1. Ela parece ser muito simpática mesmo. Adorei a entrevista e os livros dela me chamaram a atenção primeiramente pelo título. Esse que ela disse estar em revisão, a sinopse me deixou bem curiosa. Estou querendo expandir minha leitura nacional, mas está difícil devido aos preços dos livros nacionais. Um dia desses estava falando com a minha amiga sobre isso. É engraçado que os livros da nossa cultura sejam extremamente caros e os fora são baratos, isso faz a gente correr para eles e não para os nacionais. É complicado. Enfim, adorei a entrevista!

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    P.S.: SENTI SAUDADES, CAROL! SOCORRO!

    ResponderExcluir
  2. A Fabi é realmente uma fofa! Sempre que entrei em contato, ela me respondeu rápido e foi atenciosa. Os livros dela são perfeitos! Quero muito ler Jogando xadrez com os anjos *-*

    Um beijo.

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  3. Carol, eu já tinha lido algumas resenhas dos livros da Fabiane - todas positivas, a propósito -, mas é diferente quando, mesmo através de uma entrevista, a gente passa a conhecer melhor o autor e a conhecê-lo, o que muitas vezes até justifica os porquês de suas histórias, suas inspirações e tudo o mais. Parece-me que as dela são várias e bem bacana também saber que é formada em Medicina Veterinária.
    O que mais me comoveu foi esse final, sobre os sonhos. O trecho do livro caiu como uma luva, ainda mais para quem, como eu, é também grande entusiasta de correr atrás daquilo que se deseja.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Que querida a Fabiane, tenho muita curiosidade em ler o livro Jogando Xadrez com os Anjos ainda mais com a nova capa que está lindissíma.
    Parabéns pela entrevista.
    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,
    Já recebi algumas indicações de livros da Fabi, mas ainda não li nenhum. Pela sinopse, percebi que os livros são ótimos e a Fabi... dispensa comentários, uma fofa.

    Abraços, Grazi.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Curti a entrevista, as respostas da autora foram bem coerentes e interessantes; os livros dela me despertam muita curiosidade, espero ter a chance de lê-los em breve!
    Beijããoo

    CC
    http://blogcabelosaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii!!
    Como a Fabiane é novinha, e já está no ser terceiro livro *-*
    Adoro entrevistas com autores nacionais ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi