Corações em Fase Terminal - Fabiane Ribeiro

A resenha de hoje é de uma parceira muito querida e super atenciosa aqui do blog, Fabiane Ribeiro. Estou muito feliz em resenhar, pela primeira vez, um livro de parceria.
Editora: E-book
Ano: 2011
Nº de páginas: 117
Avaliação: ☻☻☻☻☺
E-book cedido pela autora
Quando comecei a ler o livro de Fabiane, não sabia ao certo o que esperar dele, mas não esperava o que de fato aconteceu. É um livro leve, rápido, aquele que você lê e quando se dá conta, já está no fim. Uma linda história de reconhecimento, esperança e força de vontade para voltar a viver.

Em meio a tantos livros internacionais que lemos por ai, com referências que não fazem parte de nossa vida cotidiana, é gostoso abrir as páginas e vermos informações tão familiares, pelo menos para mim, como Morro da Urca e Jardim Botânico. Sinto-me presente, viva na história. Fabiane tem um jeito incrível de conduzir a história, fazendo com que você sinta cada emoção da personagem. Ela descreve todos os lugares tão detalhadamente e com tanta perfeição, que é impossível não imaginarmos tudo em nossa mente inconscientemente. Adorei que ao longo do livro, aparecem algumas ilustrações representando mais claramente os pontos citados e descritos no livro.

A história já inicia mostrando Cátia, uma jovem de classe média que tinha tudo muito fácil em sua vida e por tudo ser tão perfeito, acaba fazendo escolhas erradas e quase acaba com a própria vida. Mergulhada no mundo das drogas, álcool, cigarro, acaba levando junto consigo para o fundo do poço, os seus pais que tanto lutam para tentar recuperar a filha e tirá-la desse caminho obscuro. As brigas entre ela e os pais eram constantes e em uma dessas brigas, Cátia sobe para o seu quarto e em um acesso de fúria quebra espelhos e outras coisas que vê em seu caminho, até que cansada ela cai sobre a cama e adormece por três segundos. Três segundos que equivalem a três séculos na cidade que Cátia está agora. Ela acorda num lugar que nunca tinha visto antes, vê-se refletida num espelho, onde ela aparece sentada vestindo uma roupa cinza, abraçando os joelhos e com o olhar vazio. Sobre a mesa que se encontrava no centro do quarto, havia uma caixa dourada que chamou muito a atenção de Cátia, e ao abri-la, ela viu o seu coração manchado, fraco, doente.

Era um conjugado composto por quatro quartos em que apenas dois estavam ocupados, o de Cátia que ficava no térreo à esquerda e o outro que ficava no andar de cima era de Tadeu, o senhor que já estava ali vivendo sozinho há mais de um século. Tadeu é quem mostra toda aquela Cidade para Cátia e lhe explica tudo o que acontece lá. Era a Cidade que abrigava as pessoas que possuíam seus corações em fase terminal. Cátia estava ali para encontrar a cura de seu coração e reparar os erros que cometeu em sua vida na dimensão terrena. Depois de um tempo convivendo somente com Tadeu, Lorena e Erick ocupam os outros dois quartos restantes. Na Cidade dos Corações em Fase Terminal, cada pessoa possui o seu ofício que é único. Tadeu é o único padeiro, enquanto que Cátia é designada para ser atendente no trem que promove um passeio por toda a Cidade todas as tardes. Lorena e Erick são radialista e chefe dos pesquisadores da Universidade dos Corações, respectivamente. Assim, eles vivem juntos todo o processo e avanço de suas curas naquele conjugado durante séculos.

Senti-me dentro da história juntamente com Cátia em busca da cura de seu coração e ajudando seus amigos – que na Cidade são chamados de família – a encontrar os seus caminhos para suas curas. Cada avanço dado por Cátia ou alguém de sua família, era como se fosse uma vitória para mim também. Era bonito ver como um ajudava o outro por apenas bondade, por vontade própria de querer ver o outro feliz, saudável, curado. Fabiane desenvolveu uma bela história de amor, amizade, companheirismo, solidariedade e, acima de tudo, de como podemos sempre reparar nossos erros e irmos atrás de nossas curas onde quer que estejam.

5 comentários

  1. Estou com esse e-book aqui da Fabiane para ler mas até agora não tive tempo para pegar e lê-lo. Eu li "Xadrez" da Fabiane e não gostei muito, por isso o meu "afastamento" desse livro dela.
    Bom, quem sabe mais pra frente, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro os livros da Fabi, tanto esse quanto Xadrez me emocionaram bastante, é realmente uma bela história!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Parece ser um livro lindo, e com grandes lições de vida! Fiquei curiosa para lê-lo, ainda não conhecia a autora ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia. Gostei, parece interessante ^.^

    Follow your dreams
    www.karolinevendramini.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei este livro. Li o e-book que a autora enviou e adorei. muito bom e com uma msg muito linda :D
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi