Confusões em Paris - Vanessa Sueroz

Título original: Confusões em Paris
Editora: Ixtlan
Ano: 2011
Nº de páginas: 222
Avaliação: ☻☻☻☺☺
Sinopse do SKOOB
Booktour Vanessa Sueroz
Imagina você acordar dentro de um avião, acompanhada de seus oito amigos malucos, e descobrir que estão todos indo passar quatro dias de folga em Paris? Quando isso acontece com Patrícia Vasconcelos, mais conhecida como Paty, uma ruivinha de personalidade forte e bem nervosinha, ela quase surta e tem certeza de que serão os quatro piores dias da sua vida.

Tudo começa quando seus amigos, Gabi, Tainá, Alice, Paulo, Jonas, César, Samuel e Ricardo Sousa – ou apenas Sousa, como Paty prefere chamá-lo –, resolvem tirar uns “dias de folga” da escola e viajar para Paris. O objetivo deles é se divertir, claro, mas também aproveitam para tentar fazer com que Paty e Sousa se entendam. Ele está sempre dando em cima dela, que também gosta dele, mas não assume e jura para si mesma – e para todos! – que jamais ficaria com o Sousa, nem que ele fosse o último homem na face da terra. Para ela, ele é mulherengo demais e que, caso aceite sair com ele, será apenas mais uma em sua lista.

O plano dos oito amigos é não contar nada para Paty, pois sabem que a ruiva jamais aceitaria 1) perder as aulas, 2) viajar com oito malucos para outro país e 3) viajar com oito malucos, sendo um deles o chato e irritante do Sousa. Não, ela não aceitaria mesmo! Eles, então, decidem dopar a ruiva e “sequestrá-la”. Não preciso nem dizer que quando Paty acorda, dentro do avião, e descobre todo o plano, ela quase tem um treco ali mesmo, né? Mas, naquele momento, não tinha mais jeito, só restava aproveitar a Cidade Luz, mesmo que fosse ao lado dos oito traíras.

O livro é bem leve, divertido e pequeno. São 222 páginas que passam tão rapidamente que quando você percebe... pluft, acabou o livro. Achei a protagonista, muitas vezes, irritante, infantil e implicante demais com o coitado do Sousa. Mas ela também é bem engraçada em certos momentos. Os meus personagens preferidos foram o Sousa, César e Samuel.

Algo na diagramação do livro me incomodou bastante, principalmente no início da leitura. As falas dos personagens não iniciam com parágrafos, elas começam no canto da página mesmo, como uma continuação de alguma frase. Isso me confundiu várias vezes, pois achava que era continuação da fala anterior, mas quando percebia, era outro personagem falando.

O livro possui muitos diálogos e quase nada descritivo, por isso as coisas acontecem rapidamente. Senti falta de um pouco mais de detalhes, descrições dos pontos turísticos da cidade. O foco era mesmo só os amigos, principalmente Paty e Sousa. Achei que a autora poderia ter explorado um pouco mais a viagem dos amigos e ter narrado um pouco mais a história toda em vez de colocar tantas falas. Mas, mesmo assim, gostei do livro e achei a leitura bem agradável.

12 comentários

  1. Muito boa a resenha, de leitora arguta e sensível. Parabéns a ambas.

    ResponderExcluir
  2. Também li o belo livro da srta. Sueroz. fiquei com impressões muito parecidas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carolzinha!

    Nossa, eu tenho que confessar: esse livro nunca daria certo para mim pelo simples fato de que todo o começo dele é completamente absurdo. Como é que os amigos conseguiriam embarcar uma pessoa dopada dentro de um avião? É contra a lei. Ela nem sequer passaria pela imigração, check-in, portão de embarque... não faz o menor sentido. Quando uma história é construída em cima de uma falha tão grande eu não consigo me concentrar.
    Também não gosto de livros com muitos diálogos, ainda mais quando ambientado numa cidade tão maravilhosa como Paris, deve fazer a maior falta um pouco mais de descrição.

    Eu já tinha lido umas duas resenhas desse livro, mas em nenhuma tive uma ideia clara do que encontrar, só agora. Esse eu vou passar!

    Beijos!!

    Ahh, e juro que todos os layouts que você troca eu acho lindos haha Gostei muito desse também. Imagino que você esteja testando até achar o que gosta, né? ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duda, concordo plenamente contigo. Eu fiquei o livro inteiro pensando nisso. E outra, como os pais dessas criaturas permitem isso? Realmente, não existe! Mas tirando isso, até que é divertido, rs.

      E sobre os layouts...digo que sou uma pessoa perfeccionista demais e que enjoa fácil das coisas. haha Muitas vezes, algo me chama a atenção e eu adoro, mas logo depois de um tempo eu já perdi o encanto, mas agora é diferente, gostei bastante desse e acho que super combinou com o blog e comigo. Pretendo deixá-lo mais tempo! :D Obrigada pelos elogios! :)

      Beijos!

      Excluir
  4. O livro parece ser bem legal. Mas acho que ficaria muito irritada com os probleminhas que você citou sobre as falas. Sou uma pessoa muito enjoada com livros... Até quando tá em pdf num estado horrivel, eu não leio, nem que seja o único pdf existente do planeta. Enfim, adorei a resenha! Fiquei super curiosa para ler o livro ):

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monique, é uma coisa que realmente incomoda. No início, me dava nervoso quando tava lendo achando que era continuação da fala anterior, mas quando eu me dava conta, era fala de outro personagem, daí eu tinha que voltar para entender tudo direitinho. Mas depois eu acabei acostumando e a leitura fluiu normalmente, rs. :)

      Excluir
  5. Não o livro ainda, mais tenho curiosidade em todas as resenhas falam que ele é leve e gostoso de se ler, então é um ótimo para quem esta com uma ressaca ou terminou de ler um livro pesado...
    Beijos e parabéns pela resenha
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brubs. Esse é realmente um livro bem indicado para ressacas literárias mesmo. Depois de muito tempo lendo gêneros pesados e fortes, faz bem ler algo mais leve, divertido e que possua uma narrativa bem simples como a deste livro. =D

      Excluir
  6. Já ouvi algumas amigas minhas falando desse livro. Parece ser muito bom mesmo! Mas meu estilo é mais ação e suspense.
    Vou ler e ver se eu gosto!

    Beijos.
    garotade7fases.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. Eu também sou bem fã de suspenses, adoro um drama e fico vidrada em um bom romance policial. Mas por gostar tanto de gêneros mais tensos como esses, preciso de vez em quando ler algo mais leve como este livro. :)

      Excluir

 
Caroline Curi 2012-2013 Todos os direitos reservados ~ Design desenvolvido por Caroline Curi